Agile Costumer Experience – Como tornar a sua marca ágil e eficiente!

Com o grande fluxo de informação que as pessoas recebem hoje em dia, fica cada vez mais difícil se destacar. Vivemos sob um emaranhado de letras, vídeos e fotos. Para captar a atenção do cliente fica cada vez mais complexo.

Uma das alternativas que o marketing tem apontado é o Agile Costumer Experience. E aqui a gente explica para você o que é essa estratégia e algumas dicas de como aplica-la.

O Costumer Experience (CX)

Para uma melhor compreensão, é necessário entender primeiro o que é Costumer Experience (CX), ou em português, experiência do consumidor.

Comecei esse artigo falando sobre o grande fluxo de informações, que muitas vezes o consumidor se vê perdido no meio de tudo isso.

Uma das soluções encontradas pelas empresas foi o Costumer Experience. Se trata de uma estratégia que provem uma melhor experiência do consumidor. Não tem o foco apenas em vendar mais, mas em melhorar a qualidade do produto e sua experiência com o cliente.

O Costumer Experience tem como objetivo, através da experiência proporcionada ao consumidor, criar um laço afetivo com o seu público. Através de feedcbacks de produtos, interação em redes sociais, campanhas criativas entre outros.

Um exemplo de bom uso dessa estratégia é a Netflix. Ela proporciona toda uma experiência para os seus consumidores que não se limita apenas ao primeiro mês de assinatura gratuita, mas também a produções originais, mailings personalizados, interação com o público por meio dar redes sociais, e muitas outras.

Percebeu que com todas essas iniciativas as empresas estão criando uma experiência que vai muito além de apenas entregar o produto ao consumidor? É exatamente disso que o CX se trata.

Como tornar essa estratégia Ágil

O Agile Costumer Experience são estratégias que combinam a agilidade com o CX.

Além de conquistar o seu cliente, tornando a experiência dele com a sua marca algo marcante, desatacando você desse emaranhando de informações, é preciso agilidade. É você estar um paço a frete do seu próprio consumidor.

Desde oferecer produtos que possam ser do interesse dele, até otimizar seu atendimento e reclamação. Agilizar os processos, cortar burocracia e trazer uma melhora e rapidez no atendimento do consumidor, são abordagens sólidas para tornar sua marca realmente ágil!

O sampling como parte da estratégia

Uma das maneiras de otimizar a estratégia é usando o sampling de produtos. Por exemplo: seu cliente comprou um par de tênis específicos para corridas. Por que não oferecer para ele um download gratuito de um app de registro de quilômetros e calorias? Ou um brinde como uma garrafa de águia específica para caminhadas e corridas?

Dessa forma você estará mostrando para o seu consumidor que entende as necessidades que ele tem e está disposto a atende-las. Um cliente satisfeito é mais propenso a aceitar novas ofertas. Cria-se um laço de fidelidade e de reciprocidade como já abordamos em outro artigo.

Mas o que você deve ficar atento é que não se trata apenas de ser rápido, mas sim de ser ágil e com qualidade. A chave do Agile Costumer Experience é a combinação de agilidade com eficiência.

4 dicas eficientes em Agile Costumer Experience

  1. Conheça sua marca e seus clientes

Para tornar a experiência do seu cliente melhor, e com agilidade, é ter dois conceitos bem claros:

– O que os seus consumidores precisam e querem;

– Os principais valores e promessas da sua marca.

São com essas informações que você poderá criar uma experiência realmente boa com o cliente. Conhecendo suas necessidades e vontades você pode criar, com os valores da sua marca, as soluções para o que eles precisam. É conciliar os seus valore e promessas como marca, para solucionar os problemas e necessidades do cliente, proporcionando assim uma experiência de maior eficiência com o seu consumidor.

  1. Colete e use os dados sobre seus clientes

É de extrema importância você coletar os dados de seus clientes, só assim você poderá conhecer mais sobre ele e poder antecipar ações.

Muitas empresas estão apenas coletando dados, mas não realmente usando-os para melhorar a experiência do cliente.

Por isso não basta apenas coletar dados, mas usá-los ao seu favor. É dessa forma que você poderá ser ágil e prever um próximo passo dele de uma forma correta. Guiando o cliente para uma possível compra de um produto de real interesse dele.

  1. Parceiras inteligentes

Conhecendo o seu público você será capaz de identificar algumas necessidades que o seu produto não pode suprir, mas pode tornar isso uma vantagem fazendo parcerias.

Não apenas suprir necessidades, mas também ampliar a divulgação dele, ou até ofertas de conteúdos exclusivos com parcerias. Por isso que é importante estar atento aos dados do seu consumidor, para identificar possíveis parcerias.

Existe todo um universo de vantagens que tornarão a experiência do seu cliente melhor com parcerias inteligentes. Identificar essas possíveis vantagens revela inúmeras maneiras novas de se conectar com seu público e construir uma marca mais forte!

  1. Entender que a Agile Costumer Experience é uma estratégia interdisciplinar

No decorrer deste artigo, você deve ter percebido que trazer uma experiência do consumidor boa e ágil não é algo fácil. Por isso que é importante que você tenha em mente que construir essa estratégia não é específico de uma equipe ou departamento.

Para que sua marca seja um exemplo de agilidade em CX, é necessário reconhecer que diferentes áreas da sua empresa vão realizar diferentes aspectos da experiência do cliente e, portanto, devem juntas planejar, experimentar, testar, executar e otimizar a experiência.

São várias formas para tornar a sua marca eficiente em Agile Costumer Experience. Lembrando, não basta apenas ser ágil, é necessário ter qualidade também. Então seguindo nossas dicas – conhecendo os valores de sua marca e seus clientes, usando os dados obtidos dos seus consumidores, buscando parcerias inteligentes e extrapolando a estratégia para além do setor do marketing – você estará otimizando e agilizando a experiência com o seu consumidor!

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