O Poder do Marketing de Experimentação

Em um mundo cada vez mais digitalizado, com pressa e cheio de estratégias de marketing rápidas, voltadas para captura e conversão de clientes, às vezes deixamos de lado conceitos que continuam muito eficientes.

O “digital” trouxe um aspecto de mensuração incrível para o Marketing. Hoje você mede tudo e, melhor, paga por performance. No entanto, o aspecto humano é deixado de lado.

Quando criança, me lembro de andar por mercados e, a quase todo instante, minha mãe sendo abordada por alguém falando:

Experimente este morango!

Experimente este queijo!

Lembro claramente de várias compras feitas à partir destas experimentações.

Trabalhando com Marketing de Experimentação há mais de 10 anos e nossa empresa há mais de 50, percebo que uma coisa não mudou com o tempo: Experimentação continua sendo uma das formas mais eficientes de transformar pessoas interessadas em clientes; a sua tendência de conversão está intacta e (apesar do tempo e de todas as mudanças) é incrivelmente alta.

Então para aqueles que gostam de números, aqui vão alguns:

Em uma de nossas pesquisas internas (espontâneas): 97,1% das pessoas que receberam nossos kits – distribuídos gratuitamente em quase 3.000 parceiros no Brasil – disseram ter a intenção de comprar os produtos em breve.

Isso mesmo 97,1%!

Quando perguntados se conheciam os produtos dentro do nosso kit, 27,3% disseram que NÃO e 26,7% disseram que ALGUNS PRODUTOS SIM, outros NÃO.

Na prática, isso se mostra uma excelente oportunidade de causar uma primeira boa impressão e fidelizar o cliente por muitos anos.

Mas agora vem a melhor parte… Muitas pessoas fizeram questão de compartilhar a sua experiência ao receber o nosso kit, veja alguns depoimentos:

Ótimo, não esperava, fiquei feliz porque não é qualquer dia que ganhamos algo né, e irei levar pra maternidade sim rsrs , e a [marca do cliente] são as melhores e, já até fiz uma compra de fraldas [marca do cliente], sábado dia 02/09 meu Miguel nasce ..

No dia que recebi o kit fiquei muito emocionada pq foi minha primeira consulta é ainda não tinha caído a ficha que estava realmente grávida. Quando vi a fralda pensei caraca é verdade mesmo. Obrigada!

Gostei muito do kit, uma forma de cativar os clientes. Por conta do kit já comprei fraldas RN que nem sabia que tinha, aqui no interior da Bahia, onde moro.

Um gesto de carinho ainda mais neste momento especial em nossas vidas, com certeza é a confirmação do que vocês acreditam e eu não tenho dúvida que este gesto está presente nos produtos que vocês oferecem! Eu sai do consultório rindo e me sentindo super importante!

Bom eu adorei os produtos de vcs, com certeza ganharam um cliente, pois sei o que e bom para meu filho.

Fiquei muito surpresa e feliz, por se tratar de um gesto tão bonito nessa hora delicada que é a gestação. Eu simplesmente amei esse gesto com um produto de grande qualidade! :”)

Conclusão:

1. Em termos de marketing e estratégia, ainda não encontraram nada para substituir a experiência real com um produto.

2. Preocupe-se menos com a conversão e mais com o retorno sobre o seu investimento, pois é ele que vai garantir o sucesso das suas campanhas.

3. O nosso marketing de experimentação tem o poder de chegar em seus potenciais clientes antes de todo mundo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *