O Sampling no e-commerce: tudo o que você deve saber sobre essa estratégia.

Você já sabe que o sampling traz enormes vantagens para o seu negócio. Agora provavelmente deve estar se questionando: é possível usar essa estratégia com o e-commerce? Não só é possível, como traz ótimos resultados!

Neste artigo separamos para você os motivos e as melhores estratégias para usar o sampling no e-commerce, com o objetivo de alavancar as vendas de seus produtos.

Para começar, duas vantagens de se fazer sampling no e-commerce:

– Menor custo

Quando você utiliza de estratégia como o sampling sempre haverá um custo, por mais que haja um retorno. No e-commerce, esse custo é muitas vezes menor!

Você pode encaminhar um brinde junto com o produto que o seu cliente já comprou. Sem o custo de envio e de contratação de pessoas para fazerem a distribuição do seu produto.

– Permite o consumidor provar o produto em seu tempo

Uma das vantagens do sampling é o fato do cliente poder provar o seu produto. A vantagem de se fazer isso no e-commerce é que o consumidor ganha a experiência de provar o produto no conforto de sua casa e no seu tempo. Semelhante a experiência da aquisição do mesmo.

Um perfume, por exemplo, o cliente poderá realmente testar se ele fixa bem na pele após uma longa jornada de trabalho. Algo que ele não poderia fazer se experimentasse direto de uma de suas lojas.

A experiência trará uma propensão maior pela escolha do seu produto.

São pequenas vantagens que o sampling pode trazer para o seu negócio online a curto prazo. Mas a longo prazo, será que realmente funciona?

Por que o sampling no e-commerce traz resultados?

Existe uma gama muito grande de fatores que fazem do sampling no e-commerce uma boa estratégia: há identificação e compensação de clientes fiéis, criar entusiasmo por novos produtos, gerar comentários dos seus clientes, entre outros.

Mas o pote de ouro do sampling no e-commerce são os conteúdos gerados pelo consumidor.

Provavelmente você já ouviu falar sobre as famosas reviews de produtos. Seja por grande influencers e celebridades em suas redes sociais, ou pessoas comuns. Os clientes estão cada vez mais consultando a opinião de outros consumidores na hora de tomar suas decisões de compra.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Pew Research, 53% dos consumidores com a idade entre 18 e 29 anos, leem reviews online antes de fazerem suas primeiras compras. Outra pesquisa do site bazaarvoice aponta que, 56% dos compradores online dão aquela conferida nas reviews antes de fazerem suas compras.

Esses números traduzem o fato de que as pessoas são mais propensas a consumir produtos que passaram pelo “controle de qualidade” dos próprios consumidores. E com as redes sociais, clientes ganharam esse poder de comunicação. Se as pessoas gostam de algo, elas falam e compartilham suas experiências. É nessa parte que o sampling vai atuar no e-commerce.

Faça com que seus clientes sintam satisfeitos com o que você tem a oferece, e assim criem conteúdos sobre o seu produto. Faça com que eles falem online sobre você!

Crie um engajamento com o seu púbico!

Com o sampling de produtos, criar um engajamento maior com o seu público é muito mais fácil. Você já tem os dados dos seus clientes, então mandar o produto certo para o a pessoa correta, é só mais um passo nessa estratégia.

Agora, o essencial é que através do sampling, você crie um engajamento com os seus consumidores. Envie brindes e amostra de produtos novos, em troca de opiniões. Incentive as pessoas a falarem sobre você!

Fazer com que as pessoas – principalmente consumidores reais – falem sobre o seu produto, online é uma ótima maneira de alavancar as suas vendas. Pesquisas apontam que 66% dos consumidores, confiam mais marcas que utilizam de opiniões de pessoas reais em seus posts nas redes sociais.

Com isso em mente, falta trabalhar com estratégias boas para que ocorra bons resultados. Por isso separamos algumas estratégias que vão auxiliar você a utilizar o sampling no e-commerce.

Três dicas de sampling certeiro no e-commerce:

  1. Sampling para reviews

Durante todo este artigo, batemos na tecla da importância de uma boa review. Por isso, uma das táticas mais certeiras é o sampling para críticas.

Além de fazer com que pessoas falem sobre sua marca – já mostramos o quanto isso é vantajoso – você tem a oportunidade de receber um feedback sobre o seu produto.

  1. Sampling para testar novos produtos

Muitas vezes para o lançamento de um novo produto, pensa-se em grandes campanhas, mas se esquece da mais simples propaganda: o boca-a-boca.

Presenteie seus clientes mais fiéis com amostrar de seus novos produtos. Além de aumentar seus vínculos com os seus consumidores, as críticas e reviews deles, gerarão aquele buzz para alavancar as suas vendas.

  1. Aposte nos social lovers

Com a popularização das redes sociais, as pessoas ganharam um poder grande de comunicação. Desde celebridades até pessoas comuns, ganham grande poder de divulgação.

Faça com que o seu produto seja comentado por elas. Envie brindes e amostras de novos produtos e peça para elas comentarem sobre.

Não subestime o poder de boas reviews.

Não esqueça: o engajamento do consumidor com o sampling do seu produto é de extrema importância! Através do sampling peça para que eles criem conteúdos: reviews, comentários de novos produtos e engajamento nas redes sociais.

Pessoas escrevem e compartilham sobre suas experiências, e os consumidores utilizam dessas informações na hora de comprar o produto seja online ou offline. Usando o sampling no e-commerce você estará colocando a sua marca na decisão de escolha do consumidor!

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