Entenda os fatores de influência do consumidor e conheça as tendências do marketing que podem te ajudar!

Se tem uma coisa que sempre despertou o interesse da área do marketing, são os fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor. Por isso separamos um pouco sobre o estudo das influências para que você possa entender um pouco mais.

O histórico

Surgiu na década de 1960 com o objetivo de entender as necessidades do consumidor, aperfeiçoando estratégias mercadológicas que pudessem trazer resultados mais positivos e ter uma influência maior na decisão de compra do cliente.

Por que entender o comportamento do consumidor?

Entender o que influencia o cliente na hora da compra é de vital importância para uma marca! Em tempos de tanta informação e competividade, compreender os motivos de um cliente optar por um produto em detrimento de outro, coloca você um passo à frente da concorrência.

Conhecendo o comportamento e o que influência o seu consumidor, é uma vantagem para você poder desenvolver campanhas e estratégias mais aprimoradas e certeiras para o seu produto. É a sua marca conseguir antecipar tendências, angariar novos clientes e estar nas escolhas de compras deles!

Pensando nisso, para te auxiliar, separamos os quatros principais fatores de influência:

4 fortes fatores que influenciam o consumidor

 

  • Fatores Culturais

Existem valores culturais que são inseridos nos consumidores pelo simples fato de vivermos em sociedade. Somo influenciados pelo o que está ao nosso redor, pelo que vivemos e vemos.

As pessoas adquirem comportamentos, valores e preferências que moldam seus pensamentos, ações e claro, sua decisão de compra.

E por vivermos em sociedade, fazemos partes de grupos sociais. Muitas vezes, o consumo de produto tem como objetivo criar uma identidade social, ou seja, fazer com que o consumidor se sinta parte de um grupo social.

 

  • Fatores Sociais

São grupos que acabam influenciando na decisão do consumidor. Dividimos em três categorias:

– Formadores de opiniões/influenciadores: são conhecidos dessa forma por conseguirem influenciar desde o comportamento até os sentimentos das pessoas. Não são necessariamente celebridades, mas pessoas que são reconhecidas em suas áreas.

– Famílias e amigos: um dos grandes influenciadores. Por ser parte da vida do consumidor, eles ganham um papel importantes em decisões, pela confiança que o cliente tem neles.

– Papéis e posições sociais: não se esqueça que as pessoas assumem papéis sociais, fazem parte de grupos e tem posições sociais. E determinados produtos e marcam, carregam os valores desses status.

 

  • Fatores Pessoais

São os fatores ligados a própria pessoa que acabam interferindo na sua decisão de compra.

– Idade e estágio no ciclo da vida: Não temos os mesmos pensamentos de quando éramos crianças, assim como teremos opiniões diferentes daqui 10 ou 20 anos, talvez até menos do que isso. Dessa forma nossos padrões de consumo mudam também. O que temos como prioridade de compra hoje, pode não ser o mesmo amanhã.

– Ocupações e circunstâncias econômicas: são fatores que definem o poder aquisitivo do consumidor, portanto são circunstâncias que atuam diretamente nos desejos e decisões do cliente.

– Personalidade: cada pessoa tem sua personalidade, o que nos torna únicos. A personalidade pode influenciar muito o comportamento do consumidor, pois é através dela que as pessoas fazem suas escolhas, desde gostos, amizades e o próprio consumo, já que cada personalidade vai ser atraída por certo tipo de produto.

– Estilo de vida: mais um fator de influência, que compreende a forma que as pessoas vivem e gastam seu dinheiro e seu tempo.

Assim como para a personalidade, certos estilos de vidas vão priorizar por determinados produtos. Por isso que é importante entender o estilo de vida de seu cliente e saber se posicionar no mercado!

 

  • Fatores Psicológicos

Finalizando, temos os fatores psicológicos. Eles influenciam no comportamento do consumidor através de uma motivação, que é uma necessidade sendo ela psicológica ou fisiológica, fazendo com que o cliente busque por satisfazer essa necessidade.

Da percepção que estimula, através de impulsos e respostas que podem incutir demanda por determinado produto. Do histórico de seu cliente, ou seja, experiências anteriores, que podem alterar a decisão dele.

E também os princípios e crenças do consumidor. O cliente tem posições negativas ou positivas diante de certas atitudes ou valores, e esses princípios estão fortemente ligados com a decisão de compra que ele terá.

Entendido os fatores que influenciam o comportamento do consumidor, é importante adequar suas estratégias aos comportamentos dos seus clientes. Por isso que separamos três fortes tendências de marketing, para te ajudar.

3 tendências de marketing para você ficar atento

  1. Inbound Marketing

Em outro artigo, já falamos da importância de ter pessoas falando sobre a sua marca. Agora reforçando: um dos fatores de influência do comportamento do cliente são os formadores de opinião!

Por isso que o inbound é uma estratégia que vem sendo cada vez mais usada e valorizada no marketing.

O inboud irá auxiliar você a atrair clientes em potencial em diversos canais oferecendo conteúdos relevantes sobre a sua marca.

  1. Engajamento emocional: Storytelling

Os clientes estão cada vez mais buscando por conexão com as marcas, e é por isso que estratégias como o engajamento emocional, estão em alta.

Usar o storytelling é vender o seu produto junto com uma história. Dessa forma você cria um laço sentimental com o consumidor. Ele não está comprando apenas seu produto, mas aquela história que ele se identifica também!

  1. Sampling de produtos

Uma das estratégias mais antigas de marketing é uma das fortes tendências do mercado de hoje!

O sampling, como já abordamos aqui, é uma estratégia que tem inúmeras vantagens. Não apenas pode estreitar laços de fidelidade com o seu cliente, mas também pode auxiliar na atração de novos consumidores, criar reciprocidade e tirar aquela dúvida sobre a potencialidade do seu produto!

É sempre bom retomar os fatores de influência para poder adequar suas campanhas. Somando com os dados do seu cliente e as estratégias certas, como o sampling, o inbound ou o storytelling, trarão para a sua marca o sucesso que você está buscando!

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