O Sampling como estratégia: conheça e aprenda as melhores formas para aplicar no seu negócio.

Conforme caminhamos para o futuro, novas formas de tecnologia surgem e assim, novas formas de vendas. Cada vez mais é discutido sobre novas estratégias de marketing, mas recentemente o mercado no exterior tem dado foco em uma das mais antigas estratégias de marketing que existe: o sampling de produtos.

O que é o sampling de produtos?

Sampling nada mais é do que a famosa amostra grátis. Ele pode ser encontrado nos mais variados locais, como mercados, bares, feiras ao ar livre, festivais e muito mais.

Por exemplo, em feiras livres é comum encontrar feirantes distribuindo pequenas partes de suas frutas e legumes para os clientes experimentarem antes de levar a mercadoria. Outro exemplo pode ser encontrado em mercados quando novos produtos ou marcas distribuem pequenas quantias aos clientes. Tudo isso é sampling.

Até mesmo as novas tecnologias utilizam da estratégia. Entre na app store do seu celular e procure por aplicativos pagos. Muito deles oferecem uma versão limitada e gratuita para que o usuário possa testar antes de fazer a compra.

Essa é uma forma de fazer com o que o cliente possa experimentar o seu produto, ver todas as vantagens dele e tirar suas dúvidas e receios antes de tomar a decisão da compra. Essa amostra grátis é o que chamamos de sampling.

A eficácia do sampling.

Por mais que a ideia de distribuir uma fração de seu produto gratuitamente possa parecer um desperdício, a técnica apresenta bons resultados.

Cada vez mais o sampling vem ganhando destaque como estratégia de marketing lá fora. Grandes estudos internacionais, como o da Opinion Research Corporation, apontam que 81% dos consumidores tornam-se mais propícios a levar produtos que já experimentaram através de amostras grátis.

E para mostrar a potencialidade dessa estratégia, aqui vão três grandes motivos que fazem da prática do sampling, um método de marketing certeiro:

– Reciprocidade

Estudos apontam que ao ganhar um presente ou um brinde, cria-se no subconsciente das pessoas uma necessidade de retorno dessa generosidade. É o que chamamos de reciprocidade.

Isso significa que ao oferecer um brinde, desconto ou alguma forma do comprador experimentar o seu produto gratuitamente, o cliente terá uma necessidade de retribuir pelo seu “presente”, o que o leva a comprar o seu produto.

Mas não é apenas a reciprocidade e a quase obrigação de retribuição que fazem com que o sampling se torne uma estratégia boa no marekting.

– A conquista de nova clientela

Um dos motivos da eficiência dele é a atração de novos clientes para a sua marca.

Oferecer um “teste” gratuito de seu produto, é também uma forma de fazer com que ele conheça o que você tem a oferecer. Você abre para ele um novo leque de opções. O consumidor que já tinha uma marca fiel e favorita tem a oportunidade de conhecer novas marcas, pelo simples fato de não precisar se arriscar em pagar por algo que ele não tinha conhecimento ou tinha receio de conhecer.

O sampling funciona como uma forma de fazer com que o cliente experimente sua marca. Pode ter certeza, se ele se sentir satisfeito com o que experimentou, ele vai voltar para comprar.

Dessa forma, você conseguirá com uma simples estratégia de sampling, uma das maiores dificuldades do marketing: a conquista de nova clientela. Porque manter seus consumidores fiéis definitivamente não é o mais difícil.

– Fidelidade

E por último, mas não menos importante, o sampling ajuda a criar uma fidelidade com o seu cliente. Um estudo da Universidade de Cornell com vinhos, mostrou que em degustações gratuitas, além do cliente ter mais chances de provar o vinho, cria-se uma alta chance dele voltar a comprar os vinhos da marca que está oferecendo a degustação.

Essas são as 3 principais forças de um bom sampling. Mas como qualquer outra estratégia de marketing, não pode ser usado de qualquer forma ou sem um estudo prévio.

O sampling deve ser usado de uma forma correta e eficiente, senão ele lhe trará mais prejuízos do que retorno. Assim, antes de começar a distribuir amostras gratuitamente sem necessidade, existem cinco dicas para o sampling ser usado de uma forma correta. Confira abaixo:

  1. Saiba qual é o seu propósito com o sampling

Conquistar novos clientes? Aumentar a demanda de um produto? Fazer uma liquidação de estoque? Existem diversos motivos para o sampling ser usado, e em primeiro lugar você deve pensar qual é o seu objetivo com essa estratégia.

  1. Conheça quem é o seu consumidor

Você deve saber quem é o seu cliente, para quem vai distribuir essas amostras, para que ocorra todo o engajamento do consumidor com o seu produto. É essencial que você dê o produto certo para o público correto, porque dessa forma você terá o retorno esperado.

  1. Use o sampling para destacar sua marca nos eventos

Pense em alguma forma de ganhar destaque com as suas amostras. Fuja do comum, como canetas e canecas com a sua marca! Ofereça brindes que façam com que as pessoas comentem uma com as outras e as deixem empolgadas. É mais uma forma de conseguir novos clientes e fazer com que seu produto ganhe destaque.

  1. Elimine as dúvidas do consumidor

Faça com que o seu cliente experimente a sua marca. Se você promete algo com o seu produto, mostre ao consumidor que ele é eficiente no que propõe, além de tirar dúvidas sobre a sua marca. Se o cliente se sentir satisfeito com o resultado, ele terá preferência por você. Nada melhor do que conquistar a confiança do consumidor!

  1. Tenha um monitoramento de toda a sua estratégia de sampling

Pode parecer óbvio, mas é sempre importante reforçar que é preciso ter uma maneira de acompanhamento da sua estratégia. Mensurar os resultados é ter o conhecimento do aumento no impulsionamento do produto ou não.

O sampling tem todo o potencial para alavancar o seu negócio. Seja criando a reciprocidade, formando vínculos ou atraindo novos clientes. Somando com as melhores maneiras de se aplicar – sabendo do seu propósito, conhecendo o seu cliente, destacando-se nos eventos, tirando as dúvidas do consumidor e mensurando os resultados – não existirá erro. O sampling é a receita de sucesso para a sua marca.

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